quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os filhos são a herança do Senhor

Tinha eu 26 anos quando descobri que estava gravida de 1 mes e meio de gestação. Fora pra mim um choque, uma notícia abaladora.
havia me formado ha pouco como bacharel em turismo e estava cheia de sonhos e planos para minha carreira profissional. Pensava em fazer concursos para prefeituras fora de meu estado ou ate mesmo me engajar nas oportunidades nos navios transatlânticos. 
Estava namorando meu atual companheiro, ha aproximadamente 9 meses (sendo que estávamos mesmo comprometidos em namoro ha apenas 4 meses). Ele também tinha seus sonhos, ate comungamos da ideia de ir morar juntos na cidade de São Paulo e tentarmos seguir nossas carreiras la , mas era esta uma opção secundária para nossos planos. Ele estava com tudo pronto para realizar seu sonho de morar no Canadá: ja tinha vistos e documentos necessários para estudar e trabalhar no país de seus sonhos.
Enfim la estávamos nós com a notícia que mudaria nossa vida para todo o sempre: nos tornaríamos pais!
Ai você se pergunta: se tinham tantos sonhos porque não se cuidaram? 
Porque nunca acreditamos que tais situações irão acontecer conosco, sempre acontecerá com um amigo, um parente próximo, um desinformado o suficiente pra não saber como as coisas acontecem. Mas com a gente, não ha possibilidades (rs..).
Ele acreditava ser estéril por causa de um exame que fizera numa viagem a São Paulo (por curiosidade talvez ou por medo de não ser pai um dia? rs..essa resposta so ele poderá vos dar.) Eu não tomava remédios contraceptivos, sempre acreditei que o combinado não sai caro: preservativos, tabelinhas ...enfim...ele era estéril mesmo, o que de errado poderia acontecer? 
Já havia tomado remédio para dores de estômago, figado, mas acreditava que o atraso menstrual se dava devido a ansiedade pelo novo emprego que eu havia acabado de entrar, e situações como esta normalmente interferem muito no ciclo.
Mas não era nada disso, era nosso bebê que estava se formando em meu ultero, pedindo pra nascer.
No trabalho tinha uma colega sorridente sempre de bem com a vida e que iluminava todos ao seu redor, conhecida como Ritinha.
Ritinha vivia lendo a bíblia, evangélica, congregava no ministério da Igreja Batista. Sempre conversávamos sobre diferenças religiosas ja que eu era católica e tinhamos interpretações diferentes sobre a liturgia.
Mas ela me despertava o interesse em conhecer sua igreja, porque eu queria sentir aquela paz, ter o entendimento que ela tinha (era formada teóloga) e ter aquela luz contagiante. Ela presenteou-me com uma bíblia, que ficava la guardada esperando o dia que eu a abrisse para ler. E este dia chegou.
Quando descobri a gravidez, vi meus sonhos cairem por terra. Não estava preparada pra ser mãe. Nenhum dos conselhos das minhas amigas me confortaram, nada do que me dissessem tirava do meu coração o desejo de não ter aquela criança, de que eu sofresse algum acidente capaz de tirar de mim aquilo que estava roubando minha independência.
Enfim, como num ultimo recurso resolvi abrir aquela bíblia e ver se Deus me mandava alguma mensagem. Se ele me dava alguma luz. Mesmo sendo católica eu conhecia algumas igrejas evangélicas,  tenho duas irmãs da assembléia, e aprendi que nada melhor que a Palavra de Deus (a bíblia) pra nos dar direção. Mesmo não sendo um habito comum da religião que eu participava, afinal minha participação se resumida em ir a missa aos domingos vez ou outra, ler o folheto e esquecia tudo o que havia sido dito pelo padre logo que saía da capela. 
Mas naquele dia aflita, desesperada, porque eu estava gerando uma pessoinha na minha barriga e eu sequer conseguia ama-la, ter afeto por aquele pequeno. Fechei os olhos e abri a bíblia pedindo que Deus me desse uma luz naquele momento, e quando abri os olhos la estava a mensagem:


"Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão." 


Salmos 127:3


Deus naquele momento estava me dizendo: "filha estou te dando um presente, cuide bem dele e estarei sempre contigo".



Mas como todo aquele que acha que a bíblía é um almanaque de nostradamus e que vai nos revelar o futuro com frases proféticas, insatisfeita eu a fechei sem entusiasmo. Eu entendia que Deus estava puxando minhas orelhas, dizendo que eu tinha que amar aquele ser a todo custo, porque era sua herança para mim. Mas não! eu não o amava e porque Deus estava me obrigando a isto? 



Rebuliços de sentimentos envolvem a mente de uma mulher cuja gravidez não foi planejada, nem desejada. Se esta mulher, assim como eu, for contra o aborto sera um pouco pior. Porque ela vai pensar SIM em ABORTO, pois para ela aquilo é apenas um incomodo, uma dor, como se fosse uma doença qualquer. Mesmo sabendo biologicamente do que se trata, psicologicamente é incompreensível aquele estado. E por outro lado, ela se sente uma criminosa só por pensar no fato, se ela crer em Deus e ter so um pouquinho de fé..vai se sentir comprando a passagem para o inferno, mas não consegue ver outra solução para aquele problema se não o aborto. 

Sem coragem de faze-lo passei a desejar sofrer acidentes, perder o feto naturalmente, desejar um aborto espontâneo. Se por um lado eu tinha esses desejos, pelo outro eu chorava por esta criança que conseguia ser tao indesejada pela mãe (como se não fosse eu esta mãe).
Passei assim a orar pedindo a Deus amor por este filho, pedindo que Deus não atendesse meus desejos egoístas de mata-lo ou matar-me.


Mas o mesmo Deus que me deu meu pequeno de presente, estava também me presenteando com uma nova vida e era meu filho o inicio de uma nova fase, de um encontro maravilhoso com este pai celestial que antes era tão inatingível que estava hierarquicamente tão distante de mim, mas que aos poucos fui vendo o quanto ele estava perto e o quanto íntimos podíamos ser.



Aos 8 meses de gestação meu pequeno Ângelo Gabriel chegou ao mundo, contrariando a data agendada para seu nascimento, ele veio quando decidiu que era hora...(apressado adiantou duas semanas da data marcada para o parto).

De la para cá muitas dificuldades foram enfrentadas, algumas delas já esperadas por sabermos das más formações por ele sofrida durante a gravidez (soubemos aos 4 meses de gestação), mas a maioria dos problemas de saúde dele fomos conhecendo conforme aconteceram, surpreendidos porém dispostos a superá-las.


Hoje ama os (amo) nosso filho mais do que podemos descrever, explicar e através desse amor descobrimos o verdadeiro amor de Deus em nossas vidas e o poder de sua presença diante dos nossos problemas. 



Portanto deixo aqui o meu recado que não importa a dimensão do seu problema, para Deus ele não é um problema é apenas um meio de estar perto de você  e de ensinar algo que precisa aprender e que, talvez agora não perceba, mas te fará o bem que você não pode imaginar. 
Alguns dirão que Ele não te dá uma cruz que seus ombros não possam suportar. No entanto eu direi diferente, Ele já carregou essa cruz por você o que ele esta te entregando agora é um tesouro precioso cujo ele confiou a ti, pois confia no seu cuidado, zelo e amor.


"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."

1 Coríntios 2:9



Um comentário:

Cleri disse...

Que testemunho lindo Drika!
Que as bençãos de Deus continuem sobre vcs.